segunda-feira, 22 de março de 2021

PEÇA DE TEATRO FRUTO DA PARCERIA DE ARTISTAS DO INTERIOR GANHA PRÊMIO ESTADUAL DE DRAMATURGIA NA BAHIA

As “Pelejas de Zezin Siriema e Baltazar na Feira” é um dos textos contemplados no prêmio de dramaturgia no edital de chamada pública nº 03/2020 - Prêmio das Artes Jorge Portugal 2020 - Premiação Aldir Blanc Bahia da FUNCEB. A obra é um texto inédito de teatro de bonecos, inspirado nos cordéis dos poetas Cléber Eduão e Fonzim de Anagé. A dramaturgia foi escrita pelo dramaturgo ilheense, Ed Paixão, e traz uma abordagem gramatical que mistura cordel e prosa. A bússola direcional da escrita dramatúrgica teve como base principal um esqueleto de ideias criadas pelo ator e diretor teatral Gilberto Morais.

O protagonista da história é “Zezin Siriema”, personagem inspirado em figuras populares, criado pelo cordelista Cléber Eduão, natural de São Gabriel (BA). “Zezin” é morador de uma pequena ilha do Rio São Francisco, seu coadjuvante e parceiro das emboladas é o esperto “Baltazar” que entre versos e estrofes, histórias e estórias, dialoga com outros personagens inventados, por meio de “embates cômicos” que se pretendem pedagógicos, e assim problematizam temas políticos ligados a realidade do ribeirinho no dia-a-dia. Zezin Siriema é um entre tantos beiradeiros destituídos de condições mínimas de sobrevivência, mas que guarda a sabedoria e a astúcia do povo nordestino para lutar contra seus algozes.

Nos dias 03 e 04 de abril das 16 às 18 horas via plataforma virtual google meet acontecerá uma série de ações culturais de formação e intercâmbio com grupos de teatro do interior da Bahia como bate-papos sobre o processo de criação da obra, leitura dramática da peça e oficinas de cordel. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

LINK DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ONLINE: AQUI!

#premiodasartesjorgeportugal #programaaldirblancbahia #culturaquemovimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário