domingo, 1 de outubro de 2017

Espetáculo de Teatro de Rua "CARRANCA" Circulou pelo Oeste do Estado da Bahia - Julho 2017

Setes cidades do Oeste da Bahia, entre os meses de julho e agosto de 2017, receberam a circulação do espetáculo de teatro de ruaCARRANCA”, com os atores Gilberto Morais e Marcus Vinicius da Cia de Teatro Mistura de Ibotirama. No primeiro mês da turnê, o espetáculo foi apresentado para uma média de 500 pessoas, importante citar que esse projeto não foi patrocinando por instituições públicas ou privadas, mas teve a contribuição mais democrática do mundo, através do "Chapéu", pois artista de rua vive do seu chapéu e no final de cada apresentação, o chapéu era passando, assim conseguimos circular e custear as despesas. Mas também teve a contribuição e articulação de amigos da REDE de Teatro do Velho Chico, tornado possível realizar 13 apresentações em ruas, praças, pontos de cultura e escolas dos três territórios de identidade ribeirinha; Velho Chico, Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Corrente. 
A Circulação do espetáculo deu início no dia 13 de julho. As andanças pelas beiras de rios, pegando carona, literalmente, no projeto Formação de Multiplicadores: em Elaboração e Gestão de Projetos Culturais, da ASCONTEC, atividades coordenadas por Cleber Eduão, grande amigo e parceiro da CTM, nas duas cidades seguintes ele executou a trilha sonora ao vivo do trabalho. A primeira apresentação foi realizada no território Bacia do Rio Grande em Barreiras (Terra do Mestre Nego, carranqueiro), Ponto de Cultura Flor do Trovão, na plateia tinham artistas, gestores, multiplicadores e Coord. Pedagógicos que participaram das atividades formativas da ação citada a cima, compareceram 80 pessoas que curtiram além do espetáculo de teatro uma na noite cultural regada a poesias e música instrumental.
Ainda de carona, CARRANCA, seguiu no dia 20 de julho para as beiras de rios, a caminho da cidade de Santa Maria da Vitória, território Bacia do Rio Corrente, terra da origem dos grandes mestres das carrancas, Francisco Biguida La Fluente Guaranyr, Mestre Branco e Junior Guaranyr. Foi simplesmente uma honra para o ator Gilberto Morais, molhar os pés em águas Santa-mariense, e pisar em terras carranqueiras, foram bem acolhidos pelos produtores locais, Paulo Quilombo, que cuidou da produção local junto com Hemerson Pachamama, representante do grupo de teatro local. Apresentação foi realizada na praça Jardim do Jacaré, para um público de 200 pessoas, envolvendo artistas entre outros, que foram se aproximando através das crianças, meninos curiosos, que puxavam os braços dos pais, pra ver as carrancas em exposição. E o personagem Zé das Carrancas recebe o público com muito causo, uma dosinha de cachaça e as cantigas de beira de rio. Tudo isso sobre o cartão postal da passarela/ponte que liga SAMAVI a São Felix do Caribé, sobre as aguas do Rio Corrente, ainda forte.
Dando continuidade à circulação o espetáculo CARRANCA, a equipe perdeu a carona, foi se aventurar nas viagens de ônibus, em companhia do regueiro Adriano Casa Nova, músico que ficou responsável pela trilha sonora do espetáculo. De volta ao território Velho Chico, mas dessa vez a caminho de Oliveira dos Brejinhos, cidade que passava o Rio Paramirim, hoje só resta o arreião. A CTM foi convidada pelo diretor Danilo Ormonde da Escola Estadual Romulo Galvão para Inauguração do espaço cultural. Aop todo foram mais de 300 alunos que assistiram ao trabalho no período matutino e noturno.
  A quarta cidade a receber o trabalho de teatro de rua foi Riacho de Santana, o local da apresentação estava acontecendo a ExporRiacho - Feira Agropecuária e de Meio Ambiente. A participação da CTM ficou por último na grade de atividades culturais, foi uma exigência dos atores Gilberto e Marcus, para poder ter um público concentrado, e aí depois dos grupos populares de reisado, formou-se uma roda de 300 pessoas curiosas para ver as carrancas.
E para encerrar o mês de julho, o trabalho seguiu na trilha de Muquem de São Francisco, local de origens ribeirinha, comunidade indígenas e quilombolas, banhada pelo Rio São Francisco. O convite foi realizado através do Grupo de Teatro e Dança Chamas Vivas, sobre coordenação de Welliton e Jacione que solicitaram fazer a produção da CTM com esse trabalho de rua. O Grupo no propósito de fazer intercambio teatral em Muquem terra onde o ator Gilberto Morais, deixou uma sente do teatro acessa, parece que até hoje ainda queimam, os meninos mantem com um grupo de jovens fazendo muita arte, com apoio do poder público municipal e outros parceiros. Foi muito bonito em plena segunda feira a praça Jaime Oliveira do Amor lotada, com umas 200 pessoas que deixaram suas casas e as novelas das tvs para ver teatro, teatro de rua, ver carranca.  

Em breve as informações sobre a circulação no mês de agosto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário