domingo, 4 de dezembro de 2022

Lei Aprovada na Câmara Legislativa de Ibotirama que Comemora o Dia Municipal do Teatro de Ibotirama em Homenagem "Aliomar Pereira"

Hoje dia 02 de Dezembro de 2022, em Ibotirama-BA na Câmara Municipal de Vereadores em uma sessão extraordinária, foi sancionado e aprovado o projeto de Lei 013/2022 protocolado pelo Vereador André Gessé, que aceitou a solicitação do Grupo de Teatro Mistura, e assim todos os vereadores votaram "SIM" na LEI ALIOMAR JOAQUIM PEREIRA que dispõe sobre o dia 12 de Dezembro o DIA MUNICIPAL DO TEATRO DE IBOTIRAMA.
Os objetivos dessa data, O dia Municipal do Teatro em Ibotirama-BA, é também promover o teatro pelo município, difundir a importância econômica, cultural, educacional e social do teatro, incentivar os grupos de teatro da cidade a promover seus trabalhos e conscientizar governantes acerca da importância dessa arte;
Conhecido como a quinta arte, o teatro agora tem um dia próprio em Ibotirama-BA, que celebra a importância dessa linguagem histórica para toda a sociedade Ibotiramense. Essa data 12 de DEZEMBRO, celebra e homenageia o dia do nascimento, os feitos, a memória e a história de vida do nosso saudoso, mestre da cultura, escritor, poeta, ator e diretor de teatro Aliomar Pereira “LIÓ DO TEATRO”.

Toda esse memória está nos anais políticos, culturais e sociais da história de Ibotirama, onde também registrou tudo em seu livro “Histórias de Teatro e pôr do Sol" publicado pela editora TPI, apoio financeiro através da Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura de Ibotirama na Gestão do Prefeito Terence Lessa. É Uma obra primorosa que retrata a luta de um visionário que conseguiu mudar os rumos da vida e uma cidade inteira através da ARTE. Preparou e dirigiu 20 grupos, que apresentaram 61 peças teatrais. Algumas de autoria dos próprios grupos, mas de grande seriedade: “Alerta Cotidiano”, “Trapos Humanos”, “A Vida é mesmo assim?”, “O tribunal”, “Lições de Cidadania”, “Qualquer semelhança não é mera coincidência”, “Há mais mistério entre o Céu e a Terra” , “Muro, Muralha”, com o qual participou em 1987 do Festival Independente de Teatro Amador, de Marechal Rondon, em Salvador, que lhe valeu 07 troféus, dentre os quais configuram “Melhor Direção” e “Melhor Espetáculo”. Montou também textos dos  autores consagrados, a exemplo de “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Netto e “A Bruxinha que era boa”, de Maria Clara Machado; e tem seu nome na Ficha Técnica, na função de Casting-Ibotirama,   de “Lamarca, o Filme”, dirigido por Sergio Rezende.

Reconhecemos que o teatro de Ibotirama ganhou força estrutural a partir da gestão dos dois mandato do Prefeito Terence e  também do prefeito  Laércio Santana que dão estrutura e reconhece o quanto é grandioso a produção dos agentes teatrais da cidade, criar ferramentas para potencializar o teatro de Ibotirama para o Estado da Bahia. Sempre atendendo a todos os pedidos dos grupos de teatro, colocando o teatro dentro da programação da festa da cidade, e fazendo o teatro de Ibotirama chegar a outros cantos da Bahia. 

Foi muito emocionante, contamos com a presença de amigos, Artistas Ney Pinta Silva, diretor da CDL Duílio Quinteiro, amigos do Centro Espírita Poder e Humildade Maria do Carmo e  Dirce Simões, a Secretária de Cultura e equipe Abgail Montalvão e Jurandyr Miranda, componentes do Grupo de Teatro Mistura, familiares Danielle Borges, Esteilda Seabra, Aliol Seabra, Dona Dina, netos e primos.

*Ficha Técnica*
*Desenho:* Lamartine Araújo

*Animação:* Marcelo Shinoba 

*Edição*: Gilberto Morais
 
*Trilha Sonora:* Música Cover Piano "O Princípio do Prazer" Geraldo Azevedo 

*Grupo de Teatro Mistura*: Ananias Serranegra, Vânia Nogueira, Diego Quinteiro, Joyce Farias, Jeandson Miranda, Gilberto Morais, Gleza Rocha, Crisna Imhof, Marcus Vinicius e Gerri Cunha

Os vídeos produzidos com depoimento e fala de Aliomar Pereira é de direito privado da Família e do Arquivo da Grupo de Teatro Mistura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário