quarta-feira, 24 de junho de 2015

TEATRO DOS TRÊS - EM ATIVIDADES CONTINUAS

Banner que fica exposto no corredor do colégio Cetep
As atividades da Cia. de Teatro Mistura são voltadas para o processo de formação, criação e circulação de seus espetáculos, na cidade de Ibotirama. As OFICINAS, ENSAIOS E APRESENTAÇÕES vem sendo realizadas dentro do auditório do Colégio Cetep Velho Chico, uma instituição de ensino estadual que colabora com movimento artístico e é uma grande parceira do teatro local com esta companhia de teatro, disponibilizando o espaço do anfiteatro para o grupo realizar suas atividades. Outra grande parceiro, é a Secretaria Municipal de Cultura de Ibotirama que vem apoiando de forma cultural o teatro local. Este Banner ficará fixo no corredor do Colégio para que todos compreendam a importância da parceria entre Organização Artística, Poder Público Municipal e Instituição de Ensino estadual.
HOMENAGEM: LAMPIÃO E O CANGAÇO
Em contra partida ao Colégio Cetep Velho Chico os componentes da Cia de Teatro Mistura realizaram durante o mês de julho, algumas atividades envolvendo exposição de livretos de literatura de cordel, chapéus de couro, espingardas e cordões de bala que foram acessórios do espetáculo A Chegada de Lampião no Céu e no Inferno, que ficou em cartaz no período de cinco anos O público beneficiado neste projeto, foram os alunos do colégio Cetep, além dessas intervenções os alunos do colégio assistiram uma série de documentários sobre a história do cangaço e a vida de Lampião. Todas estas intervenções foram realizadas em homenagem ao Rei do cangaço Virgulino Ferreira da Silva, Vulgo "Lampião" ele foi o cangaceiro brasileiro, que atuou em todo o Nordeste, exceto no Piauí e no Maranhão, ficando conhecido como Rei do Cangaço, por ser o mais bem sucedido líder cangaceiro da história, nasceu em 4 de junho de 1898, na cidade de Serra Talhada no estado de Pernambuco e morreu dia 27 de julho de 1938, Lampião e vários cangaceiros do bando estavam na fazenda Angicos, sertão de Sergipe, quando foram mortos por policiais da volante do tenente João Bezerra. A CTM e coordenação pedagógica do Colégio se uniram para colocar esta iniciativa em ação, assim difundindo a história desta grande figura"LAMPIÃO" que influenciou a história do povo nordestino. Os alunos do colégio participam de todas atividades, presenciando em salas de aula um momento dinâmico e lúdico, o conteúdo programático deste projeto foi para usar como estratégia as linguagens artísticas do teatro, artes visuais e o cinema. Os alunos apresentaram como resultado redações, resenhas e seminários. Esta iniciativa teve objetivo de gera conhecimento envolvendo atividades artística, além de divulgar o trabalho que promove através de seus espetáculos conhecimento, entretenimento sobre a história do cangaço no oeste do estado.
ESTUDOS SOBRE TEATRO

O Diretor da Cia de Teatro Mistura Gilberto Morais, desenvolveu no mês de julho e agosto alguns Encontros para investigar os métodos e a teoria dos dramaturgos brasileiro. Foram convidados para estes primeiros encontros, componentes da Oficina de Teatro Experimental que tem sobre coordenação o oficineiro Diego Quinteiro e os componentes da C TM. O primeiro encontro teve a exibição de vídeo aula sobre a biografia do dramaturgo Augusto Boal e o seu método do teatro do oprimido foi que difundido pelo mundo. Além das rodas de conversas sobre teoria e pratica de todo o processo estético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário